Menino de 2 anos sequestrado em BH é resgatado em Manaus e reencontra mãe após 1 mês

2 Min de leitura
Criança de dois anos é resgatada em Manaus após ter sido retirada à força de mãe em BH há mais de um mês. — Foto: Patrick Marques/g1 AM

Um menino de 2 anos, levado à força da casa onde vivia com a mãe em Belo Horizonte, foi resgatado pela Defensoria Pública do Amazonas na quarta-feira (11) em uma residência na Zona Leste de Manaus. Nesta quinta-feira (12), a criança embarcou de volta para Minas Gerais, onde se reencontrou com a família após mais de um mês afastado.

A mãe, uma imigrante venezuelana, procurou a Defensoria Pública de Minas Gerais após o filho ser levado por homens armados. Um dos suspeitos alegou ser o pai da criança, mas agiu sem autorização judicial ou consentimento da família.

Com a ajuda da Defensoria Pública do Amazonas e de uma ordem judicial, agentes localizaram o menino em uma casa onde viviam parentes do suposto pai. Inicialmente, o endereço não foi encontrado, mas novas investigações levaram ao resgate.

Após ser retirado da casa, o menino foi encaminhado a um abrigo municipal em Manaus, onde recebeu assistência psicológica e social. Como a mãe não tinha condições de viajar, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) custeou seu retorno a Belo Horizonte.

A criança viajou acompanhada por um psicólogo da Sejusc em um voo que partiu do Aeroporto Eduardo Gomes por volta das 16h desta quinta.

A Justiça analisa o caso para definir a guarda definitiva da criança e possíveis medidas contra os envolvidos no sequestro. A Polícia Civil foi acionada para apurar responsabilidades criminais, mas ainda não há informações sobre indiciamentos.

Para a secretária da Sejusc, Rosalina Lôbo, o resgate reforça a importância da atuação das instituições na proteção de crianças vulneráveis.

“Sentimos que cumprimos nossa missão ao garantir que essa criança possa voltar para sua família, onde tem direito de estar”, afirmou.

Fonte: Redação

Compartilhar