Houve um burburinho no ar na sexta-feira no noroeste do estado de Washington quando cerca de 250 milhões de abelhas escaparam de um caminhão comercial que capotou.
O caminhão transportando cerca de 31.751 kg de colmeias de abelhas capotou por volta das 4 da manhã perto da fronteira canadense perto de Lynden, informou o Gabinete do Xerife do Condado de Whatcom em postagens nas redes sociais.
Aparentemente, o motorista não fez uma curva fechada com eficiência suficiente, fazendo com que o trailer caísse em uma vala, disse a porta-voz de emergência do condado, Amy Cloud, por e-mail. O motorista saiu ileso, disse Cloud.
Delegados, funcionários de obras públicas do condado e vários especialistas em abelhas compareceram ao local. As colmeias-caixa foram retiradas do caminhão e apicultores locais se mobilizaram para ajudar a recuperar, restaurar e recolocar as colmeias, de acordo com o gabinete do xerife.
O plano é permitir que as abelhas retornem às suas colmeias e encontrem sua rainha em um ou dois dias, de acordo com o gabinete do xerife. O objetivo é salvar o maior número possível de abelhas.
“Agradecemos à maravilhosa comunidade de apicultores: mais de duas dúzias compareceram para ajudar a garantir que o resgate de milhões de abelhas polinizadoras fosse o mais bem-sucedido possível”, disse o posto do gabinete do xerife.
O público foi aconselhado a evitar a área na sexta-feira, e os delegados do xerife entraram com suas viaturas algumas vezes para evitar serem picados.
As abelhas são cruciais para o suprimento de alimentos, polinizando mais de 100 culturas, incluindo nozes, vegetais, frutas vermelhas, frutas cítricas e melões. A população de abelhas e outros polinizadores vem diminuindo há anos , e especialistas culpam inseticidas, parasitas, doenças, mudanças climáticas e a falta de um suprimento alimentar diversificado.
Em 2018, a Assembleia Geral da ONU patrocinou o primeiro “Dia Mundial das Abelhas”, em 20 de maio, para chamar a atenção para a situação difícil das abelhas .
Os apicultores costumam transportar milhões de abelhas de um local para outro porque deixá-las no mesmo local por muito tempo pode esgotar os recursos para outros polinizadores, informou o The Seattle Times .
Alan Woods, presidente da Associação de Apicultores do Estado de Washington, disse ao jornal que o estado deveria ter uma “resposta de emergência para abelhas” padronizada para acidentes envolvendo veículos. Em 2015, 14 milhões de abelhas escaparam de um caminhão ao norte de Seattle na Interestadual 5 e começaram a picar pessoas, informou o jornal na época.
Fonte: Redação