Módulo lunar privado do Japão cai na Lua em missão fracassada

1 Min de leitura
Esta imagem fornecida pela ispace, inc. mostra o módulo de pouso Resilience circulando a Lua, quarta-feira, 4 de junho de 2025. (ispace, inc. via AP)
Esta imagem fornecida pela ispace, inc. mostra o módulo de pouso Resilience circulando a Lua, quarta-feira, 4 de junho de 2025. (ispace, inc. via AP)

Um módulo lunar privado do Japão caiu durante uma tentativa de pouso na sexta-feira, a mais recente vítima na corrida comercial para a Lua.

A empresa ispace, sediada em Tóquio, declarou a missão um fracasso várias horas após a perda de comunicação com o módulo de pouso. Os controladores de voo se esforçaram para entrar em contato, mas só encontraram silêncio e disseram que estavam concluindo a missão.

As comunicações cessaram menos de dois minutos antes do pouso programado da espaçonave na Lua com um minirover. Até então, a descida da órbita lunar parecia estar indo bem.

O CEO e fundador Takeshi Hakamada pediu desculpas a todos que contribuíram para a missão, o segundo lançamento lunar da ispace.

Há dois anos, o primeiro voo lunar da empresa terminou em um pouso forçado , dando origem ao nome “Resilience” para seu módulo de pouso sucessor. O Resilience transportava um rover com uma pá para coletar poeira lunar, bem como uma casinha vermelha de brinquedo, de um artista sueco , para ser colocada na superfície empoeirada da Lua.

Representantes da empresa disseram que era muito cedo para saber se o mesmo problema condenou ambas as missões.

Compartilhar