Nova variante XFG da Covid-19 circula no Rio de Janeiro

2 Min de leitura
Em dezembro de 2019, o coronavírus SARS-CoV-2 surgiu e paralisou mundo. • Pexels

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC) confirmou a presença da variante XFG do vírus SARS-CoV-2 na cidade do Rio de Janeiro, após análise genômica de amostras coletadas entre os dias 1º e 8 de julho. A cepa foi identificada em 62% dos casos diagnosticados no período, representando 46 de 74 amostras analisadas. Os dados foram enviados à Secretaria Municipal de Saúde e ao Ministério da Saúde.

Classificação internacional e monitoramento

A variante XFG foi incluída na lista de “variantes sob monitoramento” pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 25 de junho de 2025, após ser inicialmente detectada no Sudeste Asiático. O grupo consultivo técnico da OMS, que conta com participação da virologista Paola Resende (IOC-Fiocruz), observou mutações na proteína spike que indicam leve evasão da resposta imune, sem sinais de aumento na gravidade clínica, nem impacto relevante na eficácia de vacinas ou antivirais.

- Publicidade -

Vigilância ampliada na capital fluminense

A detecção da variante motivou uma estratégia de vigilância ampliada em parceria com o IOC e a rede municipal de saúde. O objetivo é monitorar eventuais mudanças no padrão de circulação viral e antecipar medidas, como abertura de leitos e reposição de insumos. Casos positivos foram identificados principalmente por testes rápidos em unidades básicas de saúde.

Além da XFG, a amostra revelou um caso da linhagem NB.1.8.1, também sob acompanhamento. Segundo o coordenador de Informática Estratégica da Vigilância em Saúde do município, Caio Ribeiro, não há registros de aumento na gravidade ou mortalidade.

Recomendações de prevenção

Especialistas reafirmam a importância de medidas preventivas, como lavagem das mãos, uso de máscara em caso de sintomas gripais e manutenção da vacinação. Vacinas atualizadas com a linhagem JN.1 continuam disponíveis nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), com proteção contra a variante XFG.

- Publicidade -
Ad image
Compartilhar