Nvidia retomará vendas de chips de computador de IA altamente desejados para a China

2 Min de leitura
Foto: Chiang Ying-Ying
Foto: Chiang Ying-Ying

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, disse que a gigante da tecnologia obteve aprovação do governo Trump para vender seus chips avançados de computador H20 , usados para desenvolver inteligência artificial, para a China.

A notícia foi divulgada em uma publicação no blog da empresa na noite de segunda-feira, que afirmava que o governo dos EUA havia “garantido” à Nvidia que as licenças seriam concedidas — e que a empresa “espera iniciar as entregas em breve”. As ações da fabricante de chips sediada na Califórnia subiram mais de 4% ao meio-dia de terça-feira.

Huang também falou sobre o golpe na rede de televisão estatal chinesa CGTN, em comentários exibidos no X.

“Hoje, estou anunciando que o governo dos EUA aprovou o registro de licenças para começar a enviar H20s”, disse Huang a repórteres em Pequim.

Ele acrescentou que metade dos pesquisadores de IA do mundo estão na China. “Aqui na China é tão inovador e dinâmico que é realmente importante que as empresas americanas consigam competir e atender ao mercado aqui”, disse ele.

Huang se encontrou recentemente com o presidente Donald Trump e outros formuladores de políticas dos EUA — e está em Pequim esta semana para participar de uma conferência sobre cadeia de suprimentos e conversar com autoridades chinesas. A transmissão mostrou Huang se reunindo com Ren Hongbin, chefe do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional, anfitrião da China International Supply Chain Expo, da qual Huang participava. A Nvidia é uma das expositoras.

A Nvidia lucrou enormemente com a rápida adoção da IA, tornando-se a primeira empresa a ter seu valor de mercado ultrapassado US$ 4 trilhões na semana passada. No entanto, a rivalidade comercial entre os EUA e a China tem pesado bastante sobre o setor.

MARCAÇÕES:
Compartilhar