O que saber sobre um possível acordo para manter o TikTok funcionando nos EUA

6 Min de leitura
Foto AP/Ashley Landis, Arquivo
Foto AP/Ashley Landis, Arquivo

Menos de um mês depois de estender o prazo para banir o TikTok pela terceira vez, o presidente Donald Trump disse aos repórteres na noite de sexta-feira que “praticamente temos um acordo” no TikTok — mas não deu detalhes.

Os detalhes e o momento de um possível acordo não estão claros. O TikTok não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário na segunda-feira.

O analista da Emarketer, Jeremy Goldman, disse que, embora o TikTok esteja “supostamente planejando” uma versão americana de seu aplicativo para cumprir com as restrições legais, a plataforma — se for lançada sem o algoritmo original do TikTok — “corre o risco de perder a personalização que impulsiona o engajamento do usuário”.

Em outras palavras, o TikTok não é o TikTok sem seu algoritmo.

“E conseguir que milhões baixem um novo aplicativo não é pouca coisa, para dizer o mínimo”, acrescentou Goldman.

Veja o que você precisa saber sobre a posição do TikTok nos EUA após os comentários de Trump.

As extensões continuam

Embora não tenha uma base legal clara para fazê-lo, Trump continuou a estender o prazo para o TikTok evitar uma proibição nos EUA. Isso dá ao seu governo mais tempo para negociar um acordo para tornar a plataforma de mídia social de propriedade americana.

Não está claro quantas vezes Trump poderá — ou irá — estender a proibição, enquanto o governo continua tentando negociar um acordo para o TikTok, que pertence à chinesa ByteDance. Embora não haja uma base legal clara para as extensões, até o momento não houve contestações legais contra o governo. Trump acumulou mais de 15 milhões de seguidores no TikTok desde que entrou no ano passado e atribuiu à plataforma pioneira o mérito de ajudá-lo a ganhar força entre os eleitores jovens. Ele disse em janeiro que tem um “cabo de focas no TikTok”.

O TikTok fica por enquanto

Por enquanto, o TikTok continua funcionando para seus 170 milhões de usuários nos EUA. As gigantes da tecnologia Apple, Google e Oracle foram persuadidas a continuar a oferecer e dar suporte ao aplicativo, sob a promessa de que o Departamento de Justiça de Trump não usaria a lei para buscar multas potencialmente altas contra elas.

Os americanos estão ainda mais divididos sobre o que fazer em relação ao TikTok do que há dois anos.

Uma pesquisa recente do Pew Research Center descobriu que cerca de um terço dos americanos disseram que apoiavam a proibição do TikTok, uma queda em relação aos 50% em março de 2023. Aproximadamente um terço disse que se oporia à proibição, e uma porcentagem semelhante disse que não tinha certeza.

Entre aqueles que disseram apoiar a proibição da plataforma de mídia social, cerca de 8 em cada 10 citaram preocupações sobre a segurança dos dados dos usuários estar em risco como um fator importante em sua decisão, de acordo com o relatório.

Trump disse na sexta-feira que, na segunda ou terça-feira, os EUA levariam a proposta ao líder chinês Xi Jinping ou a um de seus representantes. O presidente disse acreditar que “provavelmente” precisariam da aprovação da China para o acordo, mas não tinha certeza se isso era necessário.

Quando perguntado se estava confiante de que a China aprovaria o acordo, Trump disse: “Não estou confiante, mas acho que sim”.

Ele disse que, para os EUA, “ganharemos muito dinheiro se o acordo for concretizado”.

Quem quer comprar o TikTok?

Embora não esteja claro se a ByteDance planeja vender o TikTok, vários potenciais licitantes se apresentaram nos últimos meses.

Assessores do vice-presidente JD Vance, que foi escolhido para supervisionar um possível acordo, entraram em contato com algumas partes, como a startup de inteligência artificial Perplexity AI, para obter detalhes adicionais sobre suas propostas, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto. Em janeiro, a Perplexity AI apresentou à ByteDance uma proposta de fusão que combinaria os negócios da Perplexity com a operação americana do TikTok.

Perplexity não fez comentários na segunda-feira.

Outros potenciais concorrentes incluem um consórcio organizado pelo executivo bilionário Frank McCourt, que recentemente recrutou o cofundador do Reddit, Alexis Ohanian, como consultor estratégico. Investidores do consórcio afirmam ter oferecido à ByteDance US$ 20 bilhões em dinheiro pela plataforma americana do TikTok. E, se for bem-sucedido, planejam reformular o popular aplicativo com tecnologia blockchain, que, segundo eles, proporcionará aos usuários mais controle sobre seus dados online.

Entre os possíveis investidores estão a empresa de software Oracle e a empresa de investimentos Blackstone. Nenhuma das empresas respondeu imediatamente aos pedidos de comentários na segunda-feira.

MARCAÇÕES:
Compartilhar