Os robotaxis da Waymo começarão a transportar passageiros por partes de Atlanta na terça-feira, em uma expansão de uma parceria com a Uber que começou no início deste ano em Austin .
A chegada da Waymo a Atlanta, sem motoristas, acontece poucos dias depois de a Tesla finalmente lançar um serviço de robotáxi limitado em Austin, mais de cinco anos depois de o CEO Elon Musk ter prometido descaradamente que a montadora elétrica ultrapassaria rapidamente a Waymo como líder em tecnologia de direção autônoma. Ao contrário dos robotáxis da Waymo, a Tesla está inicialmente colocando um humano no banco do passageiro do serviço rival para assumir o controle do veículo caso algo dê errado.
Enquanto a Tesla está começando com cerca de uma dúzia de robotáxis supervisionados, a Waymo e a Uber já distribuíram cerca de 100 veículos totalmente autônomos em Austin, menos de quatro meses após o início da parceria. A expansão para Atlanta mantém as duas empresas alinhadas com o roteiro traçado em setembro passado .
Assim como em Austin, os robotáxis da Waymo em Atlanta serão despachados pelo aplicativo da Uber. A Uber oferecerá aos clientes a opção de solicitar um carro operado por um humano, caso não queiram fazer uma viagem autônoma. Os robotáxis cobrirão inicialmente uma área de 168.000 quilômetros quadrados dentro do mercado de Atlanta, antes de se expandirem para uma área maior.
O aplicativo de transporte próprio da Waymo está disponível em Phoenix, Los Angeles e em uma área em constante expansão da área da Baía de São Francisco. Considerando sua parceria com a Uber, a Waymo oferece atualmente mais de 250.000 viagens pagas por semana — tornando-se pioneira no ainda incipiente mercado de robotáxis.