Petrobras avalia parceria estratégica em etanol e pode anunciar acordo ainda em 2025

2 Min de leitura
REUTERS/Sergio Moraes/Arquivo
REUTERS/Sergio Moraes/Arquivo

A Petrobras estuda firmar uma parceria estratégica no setor de etanol e pode anunciar o acordo no segundo semestre de 2025, segundo o gerente executivo de gestão integrada da transição energética da companhia, William Nozaki. A declaração foi feita nesta terça-feira (24), durante o Energy Summit, no Rio de Janeiro.

“O objetivo é entrar de forma relevante no segmento, mas sem participação majoritária”, afirmou Nozaki, destacando que a estatal está em tratativas com empresas que ainda demonstram interesse em atuar ao lado da Petrobras.

A companhia não definiu preferência por matéria-prima: tanto a cana-de-açúcar quanto o milho estão no radar, desde que o modelo seja viável do ponto de vista logístico e financeiro.

A movimentação ocorre em meio à expectativa de aumento da mistura de etanol anidro na gasolina, dos atuais 27% para 30%, tema que será discutido nesta quarta-feira (25) pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), conforme antecipado pela Reuters.

Nozaki também afirmou que a Petrobras poderá anunciar novidades em outros biocombustíveis, como biodiesel e biometano, ainda neste ano. Ele reiterou que, quando a estatal decide entrar em um setor, o faz de maneira “consistente e robusta”.

Nos bastidores, o nome de Nozaki tem sido cogitado para assumir a diretoria executiva de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, após a saída de Mauricio Tolmasquim. O executivo negou ter sido indicado, mas reconheceu que a especulação é natural, já que participou da formulação do programa de energia do governo e integra os quadros da empresa.

Compartilhar