O atirador que matou dois estudantes de uma escola católica e feriu mais de uma dúzia de jovens sentados nos bancos de uma igreja de Minneapolis frequentou a mesma escola e era “obcecado” com a ideia de matar crianças, disseram autoridades na quinta-feira.
O atirador, identificado como Robin Westman, de 23 anos, disparou 116 tiros de rifle através de vitrais enquanto as crianças celebravam a missa na primeira semana de aulas na Escola Católica Annunciation, disse o chefe de polícia de Minneapolis, Brian O’Hara.
“Está muito claro que o atirador tinha a intenção de aterrorizar aquelas crianças inocentes”, disse O’Hara.
O procurador interino dos EUA, Joe Thompson, disse que os vídeos e textos deixados pelo atirador mostram que ele “expressou ódio contra quase todos os grupos imagináveis”.
O único grupo que Westman não odiava eram os “assassinos em massa e atiradores”, disse Thompson.
Os investigadores recuperaram centenas de evidências na igreja e em três residências, disse o chefe de polícia. Encontraram mais escritos do suspeito, mas nenhuma arma de fogo adicional ou um motivo claro para o ataque à igreja que o atirador frequentava.
“Nenhuma evidência será capaz de dar sentido a uma tragédia tão impensável”, disse O’Hara.
Duas crianças, de 8 e 10 anos, morreram no tiroteio. Na quinta-feira, autoridades municipais aumentaram para 15 o número de crianças feridas — de 6 a 15 anos —, além de três fiéis na faixa etária dos 80 anos que também ficaram feridos. A maioria deve sobreviver, disse O’Hara.
Westman, cuja mãe trabalhou para a paróquia antes de se aposentar em 2021, deixou vários vídeos e páginas e páginas de textos descrevendo uma ladainha de queixas. Uma delas dizia: “Sei que isso é errado, mas não consigo me conter.”
O’Hara disse que Westman estava armado com um rifle, uma espingarda e uma pistola e cometeu suicídio.
Em um canal do YouTube, vídeos que a polícia diz terem sido postados pelo atirador mostram armas e munições, e listam os nomes de atiradores em massa. O que parece ser uma nota de suicídio para a família contém uma confissão de planos antigos de realizar um tiroteio e fala de profunda depressão.