RM e V, do BTS, concluem serviço militar e fãs celebram retorno

3 Min de leitura
RM e V, do BTS (Reuters)

Nesta terça-feira (10 de junho), os integrantes do BTS, RM e V, foram oficialmente dispensados do serviço militar obrigatório na cidade de Chuncheon, na Coreia do Sul. A dupla, que iniciou o treinamento militar em dezembro de 2023, foi recebida por uma multidão de fãs que se reuniram nos arredores do campo de treinamento para celebrar o momento.

Além de RM e V, os integrantes Jimin e Jungkook estão próximos de concluir seu período no serviço militar. A previsão é que ambos sejam liberados na quarta-feira (11), no horário da Coreia do Sul, o que significa que, no Brasil, a dispensa ocorrerá ainda na noite de terça-feira (10).

O último membro do grupo que ainda está cumprindo suas obrigações militares é Suga, que atua como agente de serviço social. Sua dispensa está prevista para ocorrer ainda este mês, encerrando oficialmente o período de alistamento dos sete integrantes do BTS.

O BTS anunciou uma pausa em suas atividades em 2022, quando foi confirmado que todos os membros deveriam cumprir o serviço militar obrigatório. Os primeiros a serem dispensados foram Jin, em junho de 2024, e J-Hope, em outubro do mesmo ano.

Na Coreia do Sul, o serviço militar é obrigatório para todos os homens aptos, com duração de 18 a 21 meses, dependendo da área de atuação (exército, marinha ou força aérea). Aqueles que possuem debilitação física ou psicológica podem desempenhar funções em instalações não militares, como correios e centros de assistência social, por um período de 21 meses.

Embora existam isenções especiais para atletas, músicos clássicos e tradicionais, bailarinos e outros artistas, cantores de k-pop não são elegíveis para essa categoria, o que explica a necessidade do BTS de cumprir o alistamento.

Com a liberação dos membros, fãs ao redor do mundo aguardam ansiosamente por um possível retorno do BTS às atividades musicais. Embora a empresa HYBE ainda não tenha divulgado planos concretos, a expectativa é que o grupo retome suas produções e turnês nos próximos meses.

Compartilhar