Sam Altman, da OpenAI, alerta para crise de fraude de voz por IA no setor bancário

2 Min de leitura
Foto: Mark Schiefelbein
Foto: Mark Schiefelbein

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (22) um acordo comercial bilateral com a Indonésia, país membro do Brics, que prevê tarifa zero para produtos americanos e taxa de 19% sobre produtos indonésios que entrarem no mercado norte-americano.

Principais termos do acordo

  • A Indonésia eliminará 99% das barreiras tarifárias sobre produtos industriais, agrícolas e tecnológicos dos EUA
  • Os EUA, por sua vez, reduzirão tarifas sobre produtos indonésios de 32% para 19%
  • O país asiático se comprometeu a fornecer minerais críticos e a comprar dezenas de bilhões de dólares em bens americanos, incluindo:
    • 50 aeronaves Boeing
    • US$ 4,5 bilhões em produtos agrícolas
    • US$ 15 bilhões em energia dos EUA

Impacto esperado

Segundo Trump, o acordo representa uma vitória para fabricantes, agricultores, trabalhadores e empresas de tecnologia dos EUA, além de abrir um mercado de 280 milhões de consumidores indonésios.

Tensão com o Brics

O anúncio ocorre dias após Trump ameaçar impor tarifas a países do Brics e a qualquer nação que adote o que ele chamou de “políticas antiamericanas”. O presidente alegou, sem apresentar provas, que o grupo foi criado para enfraquecer os EUA e o dólar como moeda global.

Os líderes do Brics, incluindo Brasil, Rússia, China e África do Sul, rejeitam essas acusações e reafirmam o compromisso com o multilateralismo e a cooperação econômica internacional.

MARCAÇÕES:
Compartilhar