A promessa veio há três anos do gerente geral do Oklahoma City, Sam Presti. Pode ter sido ignorada por alguns motivos. Primeiro, o Thunder era péssimo na época. Segundo, ele falava latim.
“Trabalho omnia vincit”, disse Presti após a temporada 2021-22, citando um lema de Oklahoma. Dependendo de como Presti o traduzisse, poderia ter sido “trabalho duro conquista tudo” ou “trabalho lento conquista tudo”.
De qualquer forma, isso se aplica ao Thunder. Eles trabalharam duro. Trabalharam devagar.
Eles conquistaram tudo.
O Thunder — três anos depois de vencer 24 jogos — venceu 84 jogos nesta temporada e é campeão da NBA após derrotar o Indiana Pacers em uma disputa acirrada de sete jogos nas Finais da NBA. Para o resto da NBA, isso deve ser um acontecimento assustador. Eles têm o MVP em Shai Gilgeous-Alexander. Ele e todos os principais jogadores do Oklahoma City têm contrato para a próxima temporada, há uma escolha de loteria para 2024 em Nikola Topic, que nem jogou nesta temporada por causa de uma ruptura do ligamento cruzado anterior, e o Thunder atualmente tem duas escolhas entre as 24 melhores do draft deste ano.
Eles são jovens; seus titulares, no momento, têm 27, 26, 26, 24 e 23 anos. Eles são ousados. E podem — devem — continuar na briga por um tempo.