O Tottenham foi multado em 75 mil libras esterlinas (cerca de R$ 553 mil) pela Federação Inglesa de Futebol (FA), nesta quinta-feira (19), devido a comportamentos inadequados de seus torcedores durante a partida contra o Manchester United, válida pela Premier League em setembro do ano passado.
De acordo com a FA, os torcedores dos Spurs foram flagrados entoando cantos homofóbicos nos minutos 49 e 79 do confronto em Old Trafford.
A entidade alegou que o clube “falhou em garantir que seus espectadores se comportassem de maneira ordenada e que não usassem palavras ou tivessem comportamentos impróprios, ofensivos, abusivos, indecentes ou insultuosos com referência expressa ou implícita à orientação sexual”.
Na época, o Tottenham condenou o episódio e afirmou estar colaborando com a polícia local e a segurança do estádio para identificar os responsáveis pelos cantos considerados “repugnantes”.
O clube foi oficialmente acusado em novembro e, após admitir as infrações, foi inicialmente punido por uma comissão reguladora independente com uma multa de 150 mil libras (R$ 1,1 milhão), um plano de ação corretiva e uma advertência formal.
A multa foi posteriormente reduzida pela metade após apelação.
Apesar do episódio, o Tottenham se prepara para a próxima temporada e fará sua estreia na Premier League 2025-26 em casa, contra o Burnley, no dia 16 de agosto.