O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (30) a aplicação de uma tarifa de 25% sobre todos os produtos importados da Índia a partir de 1º de agosto. Além da taxação, a Índia também poderá enfrentar uma penalidade adicional, cujo valor e justificativa ainda não foram detalhados.
Em publicação na rede Truth Social, Trump afirmou:
“Embora a Índia seja nossa amiga, ao longo dos anos fizemos relativamente poucos negócios com eles porque suas tarifas são muito altas — entre as mais altas do mundo — e eles têm as barreiras comerciais não monetárias mais rigorosas e desagradáveis de qualquer país.”
O presidente também criticou a aproximação indiana com a Rússia:
“Eles sempre compraram a vasta maioria de seus equipamentos militares da Rússia e são os maiores compradores de ENERGIA da Rússia, junto com a China, em um momento em que todos querem que a Rússia PARE DE MATAR NA UCRÂNIA — TUDO ISSO NÃO É BOM!”
Índia ainda não se pronunciou
Até o momento, o Ministério do Comércio da Índia não respondeu ao anúncio das novas tarifas. A medida representa um novo capítulo nas tensões comerciais entre os dois países e pode ter impacto relevante nas relações bilaterais.