Trump intensifica plano de deportações em grandes cidades dos EUA

2 Min de leitura
Foto: REUTERS/Eduardo Munoz
Foto: REUTERS/Eduardo Munoz

O presidente norte-americano Donald Trump disse neste domingo que os esforços para deportar pessoas que estão ilegalmente nos Estados Unidos devem ser expandidos, inclusive de cidades como Los Angeles, Chicago e Nova York, que têm sofrido protestos desde que as operações de imigração foram intensificadas.

“Eu ordenei que todo o meu governo colocasse todos os recursos possíveis neste esforço”, disse Trump em uma publicação em seu site de mídia social Truth Social.

Trump não deu mais detalhes sobre como especificamente pretendia intensificar os esforços.

Os comentários foram feitos após uma semana de tensão em Los Angeles, onde Trump convocou tropas da Guarda Nacional e fuzileiros navais dos EUA para ajudar a manter a paz , apesar das objeções do governador democrata do estado, Gavin Newsom.

Trump está cumprindo a promessa de campanha de deportar imigrantes, empregando táticas enérgicas consistentes com o estilo político que quebra as normas e que o levou a ser eleito duas vezes.

Trump disse que tropas eram necessárias para reprimir os protestos — uma afirmação contestada por autoridades estaduais e locais.

O governo Trump orientou autoridades de imigração a suspenderem em grande parte as batidas em fazendas, hotéis, restaurantes e frigoríficos, informou a Reuters no sábado , citando um e-mail interno, um alto funcionário de Trump e uma pessoa familiarizada com o assunto.

 

Fonte: Redação

Compartilhar