Trump sinaliza abertura para negociações antes de tarifas entrarem em vigor

1 Min de leitura
Reprodução/Reuters
Reprodução/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (14) que está disposto a negociar com a União Europeia e outros parceiros comerciais antes da implementação das novas tarifas de importação, previstas para entrar em vigor em 1º de agosto. Segundo ele, autoridades europeias estão a caminho dos EUA para discutir alternativas.

“Eles gostariam de fazer um acordo diferente e estamos sempre abertos a conversas, inclusive com a Europa. Na verdade, eles estão vindo. Eles gostariam de conversar”, declarou Trump.

A declaração ocorre após o presidente intensificar sua política comercial no sábado, ao anunciar tarifas de 30% sobre a maioria das importações provenientes da União Europeia e do México. A medida amplia o escopo da chamada “guerra comercial”, que já inclui ameaças semelhantes a países como Japão e Coreia do Sul.

As tarifas fazem parte de uma estratégia mais ampla de Trump para reduzir o déficit comercial dos EUA e pressionar parceiros a reverem suas políticas tarifárias e barreiras não tarifárias. A União Europeia, por sua vez, já sinalizou que poderá adotar medidas retaliatórias caso não haja acordo até o prazo estipulado.

Compartilhar