O presidente sugeriu na terça-feira que provavelmente estenderia o prazo para a proprietária chinesa do TikTok alienar o popular aplicativo de compartilhamento de vídeos.
Trump assinou uma ordem no início de abril para manter o TikTok funcionando por mais 75 dias depois que um possível acordo para vender o aplicativo para proprietários americanos foi congelado.
“Provavelmente sim, sim”, ele respondeu quando questionado por repórteres no Força Aérea Um se o prazo seria estendido novamente.
Trump também disse que acredita que Xi “acabaria por aprovar” um acordo para alienar os negócios do TikTok nos Estados Unidos.
Ele indicou em uma entrevista no mês passado à NBC que estaria aberto a adiar o prazo novamente.
Se anunciada, seria a terceira vez que Trump prorrogaria o prazo. A primeira foi por meio de uma ordem executiva em 20 de janeiro, seu primeiro dia no cargo, após a plataforma ficar temporariamente fora do ar quando a proibição aprovada pelo Congresso — e mantida pela Suprema Corte dos EUA — entrou em vigor. A segunda foi em abril , quando autoridades da Casa Branca acreditavam estar perto de um acordo para transformar o TikTok em uma nova empresa com propriedade americana, que fracassou após a China recuar após o anúncio de tarifas de Trump.
Não está claro quantas vezes Trump poderá — ou irá — estender a proibição, enquanto o governo continua tentando negociar um acordo para o TikTok, que pertence à chinesa ByteDance. Trump acumulou mais de 15 milhões de seguidores no TikTok desde que entrou no ano passado e atribuiu à plataforma criadora de tendências o mérito de ajudá-lo a ganhar força entre os eleitor Donald Trumpes jovens. Ele disse em janeiro que tem um “cabo de ânimo para o TikTok”.