Turista rasga quadro de 300 anos ao tentar gravar meme em museu de Florença

2 Min de leitura
Italia (Foto: REUTERS/Remo Casilli)
Italia (Foto: REUTERS/Remo Casilli)

Um turista italiano causou danos a uma pintura de mais de 300 anos ao tentar gravar um vídeo para as redes sociais na Galeria Uffizi, em Florença, no último sábado (21). O incidente foi divulgado nesta terça-feira (25) pelo jornal Corriere della Sera.

Segundo a direção do museu, o visitante se desequilibrou ao andar de costas em direção à obra na tentativa de criar um “meme”, tropeçou nos degraus de proteção e rasgou o quadro Retrato de Ferdinando de Medici, pintado por Anton Domenico Gabbiani em 1712. O rasgo atingiu a região do pé direito do príncipe retratado, e a obra precisará passar por restauração. A exposição onde a pintura estava em exibição ficará fechada até 2 de julho. A identidade do turista não foi revelada.

O diretor da Uffizi, Simone Verde, criticou o comportamento e anunciou medidas mais rígidas para conter o que chamou de banalização dos museus pelas redes sociais. “Vamos impor limites muito precisos, impedindo comportamentos incompatíveis com o sentido das nossas instituições e com o respeito ao patrimônio cultural”, declarou.

Outros casos semelhantes na Itália

O episódio não é isolado. No início de junho, um visitante danificou uma obra no museu Palazzo Maffei, em Verona, ao sentar-se em uma cadeira da instalação do artista Nicola Bolla, inspirada na “Cadeira de Van Gogh com Cachimbo” e coberta por cristais Swarovski. A peça desmontou com o peso do homem, que foi processado.

Já em setembro de 2023, um turista alemão subiu na fonte de Netuno, na Piazza della Signoria, também em Florença, para tirar uma selfie e acabou danificando o monumento. Os casos reacendem o debate sobre o impacto do turismo irresponsável em espaços culturais. Como resposta, Florença já havia proibido o uso de alto-falantes por guias turísticos em áreas históricas para reduzir danos e incômodos causados pelo excesso de visitantes.

MARCAÇÕES:
Compartilhar