Vacina contra zóster pode reduzir risco de AVC e infarto

2 Min de leitura
Foto: MS/Divulgação

Estudo apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia indica que a vacina contra herpes-zóster pode diminuir a incidência de doenças cardiovasculares graves, como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto. A pesquisa reuniu dados de 19 estudos internacionais e observou redução de até 18% no risco entre adultos vacinados.

A análise envolveu participantes com idades entre 53 e 74 anos, com destaque para a faixa acima dos 50 anos, que apresentou queda de 16% nos eventos cardiovasculares após a imunização. A taxa de redução absoluta variou entre 1,2 e 2,2 casos a menos por mil pessoas ao ano.

- Publicidade -

A vacina, usada para prevenir o cobreiro — manifestação tardia do vírus Varicela-Zóster — está disponível apenas na rede privada no Brasil. O Ministério da Saúde solicitou avaliação técnica à Conitec para possível incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS). O esquema vacinal completo exige duas doses, com intervalo de dois a seis meses, e pode custar até R$ 2 mil.

A Sociedade Europeia de Cardiologia passou a considerar a vacinação como o quarto pilar da prevenção médica contra doenças cardiovasculares, ao lado de medicamentos para hipertensão, colesterol e diabetes. A hipótese é que a prevenção de infecções virais, como o zóster, reduz inflamações nos vasos sanguíneos, diminuindo o risco de complicações cardíacas.

Compartilhar