Os principais índices de Wall Street apresentaram variações modestas nesta segunda-feira (18), marcando o início de uma semana decisiva para os mercados, com a divulgação de balanços de grandes varejistas e o aguardado simpósio anual do Federal Reserve em Jackson Hole.
Investidores também acompanham com cautela a reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, sobre o conflito com a Rússia. Trump sugeriu que a Ucrânia abandone suas aspirações de recuperar a Crimeia ou ingressar na OTAN, mas prometeu pressionar por um acordo de paz com Moscou.
Varejo e inflação no radar
Os resultados trimestrais de gigantes do varejo como Walmart, Home Depot e Target, previstos para esta semana, serão analisados de perto para avaliar os impactos da incerteza comercial e das expectativas de inflação sobre o comportamento dos consumidores americanos.
Dados divulgados na última sexta-feira (15) indicam que, embora as vendas no varejo estejam em alta, a confiança do consumidor foi abalada pelos temores crescentes em relação à inflação.
Desempenho dos índices
- Dow Jones: +0,02%, a 44.953,41 pontos
- S&P 500: −0,01%, a 6.449,14 pontos
- Nasdaq Composite: −0,07%, a 21.608,77 pontos
Sete dos 11 setores do S&P 500 registraram alta, com destaque para o setor de saúde, que avançou 0,5%. As ações da UnitedHealth subiram 2,3%, ampliando o ganho de quase 12% obtido na sessão anterior.
Expectativas para o Fed
Operadores seguem precificando um possível corte de 25 pontos-base na taxa de juros pelo Federal Reserve no próximo mês, embora tenham reduzido as apostas em novos cortes ainda este ano, segundo dados da LSEG.
A conferência do Fed em Jackson Hole, que ocorre entre os dias 21 e 23 de agosto, será acompanhada com atenção. O discurso do presidente do banco central, Jerome Powell, pode trazer pistas importantes sobre os rumos da política monetária americana.