WhatsApp lança recurso para identificar golpes antes da conversa

2 Min de leitura
Novo recurso do WhatsApp deve ser liberado nas próximas atualizações – Foto: Reprodução

A Meta anunciou um novo recurso de segurança para o WhatsApp que permitirá aos usuários identificar possíveis golpes antes mesmo de abrir uma conversa. A funcionalidade será disponibilizada nas próximas atualizações do aplicativo e faz parte de um conjunto de medidas para combater fraudes e perfis maliciosos na plataforma.

Chamado de “visualização de segurança”, o recurso exibirá uma prévia com informações sobre grupos e contatos que não estão na agenda do usuário. O painel mostrará dados como a data de criação da conta, número de participantes do grupo e orientações sobre como agir com segurança online. A ferramenta também será ativada quando um número desconhecido tentar adicionar o usuário a um grupo.

- Publicidade -

Desde janeiro de 2025, a Meta intensificou ações para impedir golpes no WhatsApp. Entre elas, está o teste de alertas em conversas individuais, que notificam o usuário ao iniciar diálogo com números não salvos. A empresa afirma ter desativado 6,8 milhões de contas associadas a atividades fraudulentas em diversos países.

As tentativas de golpe geralmente começam em redes sociais ou aplicativos de relacionamento e migram para o WhatsApp. Os criminosos se passam por instituições, prestadores de serviço ou familiares para obter dados ou dinheiro. A Meta recomenda desconfiar de propostas fáceis, verificar erros de ortografia, checar informações com fontes confiáveis e bloquear números suspeitos.

Compartilhar