O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, participou nesta segunda-feira (18) de uma reunião na Casa Branca com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e líderes europeus, vestindo um traje formal preto, sem gravata. A escolha da vestimenta ocorreu após um alerta do governo norte-americano para que o líder ucraniano evitasse roupas casuais durante o encontro.
Zelensky tem sido criticado por usar roupas informais em compromissos diplomáticos desde o início da guerra com a Rússia, em fevereiro de 2022. Em ocasiões anteriores, como uma reunião realizada em fevereiro deste ano, Trump chegou a ironizar o estilo do presidente ucraniano. Na época, um repórter questionou por que Zelensky não usava terno, ao que ele respondeu que só o faria quando houvesse paz em seu país.
Segundo Elvira Gasanova, empresária ucraniana e designer da marca Damirli responsável por alguns dos trajes usados por Zelensky , o presidente opta por roupas de estilo militar como forma de representar sua posição como chefe de Estado de um país em conflito. A designer afirmou que Zelensky escolhe pessoalmente o que vestir em cada ocasião.
O encontro na Casa Branca reuniu Trump, Zelensky e representantes de sete países europeus. A pauta principal foi a busca por garantias de segurança para a Ucrânia diante da ofensiva russa. A reunião ocorre após Trump ter se encontrado com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na última sexta-feira (15), quando foi discutida uma proposta de paz condicionada à desistência da Ucrânia em aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).