A Zoox, da Amazon, lançou na quarta-feira seu serviço de robotaxi em Las Vegas, oferecendo passeios gratuitos por partes da meca do entretenimento para qualquer um disposto a apostar na segurança de um veículo autônomo que opera sem volante.
A estreia em Las Vegas do serviço de transporte planejado há muito tempo pela Zoox reflete a confiança da fabricante de robotáxis de propriedade da Amazon na segurança de seus veículos quadrados após dois anos de testes na cidade.
Inicialmente, os robotaxis estavam disponíveis apenas para funcionários em Las Vegas, antes de gradualmente se expandirem para amigos e familiares. Agora, qualquer pessoa com o aplicativo Zoox poderá solicitar uma viagem para cinco locais designados, incluindo o Resorts World, o hotel Luxor e o hotel New York-New York. A maior distância que o robotaxis Zoox percorrerá é de cerca de 4,8 quilômetros, transportando até quatro passageiros.
Todas as viagens serão gratuitas, pelo menos nos primeiros meses, para ajudar a promover a existência do serviço no destino turístico sempre popular. Assim que começar a cobrar por viagens em Las Vegas, a Zoox afirma que seus preços serão comparáveis aos de táxis tradicionais e serviços de transporte por aplicativo, como Uber e Lyft.
A Zoox pode se dar ao luxo de oferecer caronas em grande parte graças aos recursos da Amazon. A potência do comércio eletrônico, atualmente avaliada em US$ 2,5 trilhões, comprou a Zoox por US$ 1,2 bilhão há cinco anos, como parte de seus esforços para se firmar em outras áreas da tecnologia.
O mercado de Las Vegas marca o primeiro passo da Zoox em sua tentativa de alcançar a líder de robotaxi Waymo, uma empresa derivada do Google que já oferece viagens autônomas na área da Baía de São Francisco, Los Angeles, Phoenix, Atlanta e Austin, Texas (onde a Tesla ainda está na fase de testes de um serviço de robotaxi que seu CEO, Elon Musk, vem promovendo na última década).
Enquanto a Waymo implanta sua tecnologia autônoma em veículos construídos por montadoras tradicionais, a Zoox está fabricando seus robotaxis de design diferenciado em uma antiga fábrica de ônibus localizada em Hayward, Califórnia — cerca de 40 quilômetros a sudeste de São Francisco.
Como sinal de suas ambições, a Zoox espera fabricar até 10.000 robotaxis por ano, à medida que expande para outros mercados. Embora a empresa esteja testando seus veículos em São Francisco, espera abrir o serviço a todos os passageiros no próximo ano. Espera-se que alguns passageiros de São Francisco que se inscreveram no programa de testes da Zoox possam começar a receber viagens autônomas antes do final deste ano.
Atualmente, a Zoox opera cerca de 50 veículos em Las Vegas e São Francisco, com a maioria deles em Nevada por enquanto. Após começar a cobrar por corridas em São Francisco, a Zoox espera expandir para Austin e Miami.